minipix pixfolio

27.06.2012

Meditar é um recurso poderoso contra o estresse

Você já tentou meditar alguma vez? A maior parte das pessoas nunca tentou ou tem muita dificuldade de entrar em transe meditativo. Saiba que a meditação é uma poderosa arma para se livrar do estresse e controlar a ansiedade. Estudos apontam que melhora o humor, concentração, sono e libido. Quer mais incentivo do que esses? Vou passar para vocês uma forma simples e fácil, que permitirá tirar um bom proveito da experiência.

Em primeiro lugar, busque um local confortável e tranquilo. É que para meditar é preciso um alto grau de relaxamento. Então, é preciso estar longe de ruídos, luz e movimentos. A posição também deve estar bem confortável. Avalie se para você será melhor que fique sentado ou deitado. Eu recomendo que as pessoas meditem em suas próprias camas.

Para entrar ainda mais no clima de relaxamento e bem-estar, use música e aromas de fundo. A melodia deve ser suave, como a do estilo new age, e um aromatizador de ambiente. Coloque no aromatizador essências como ylang-ylang, flor de laranjeira ou lavanda.

A escolha do momento também é importante. Busque meditar quando tiver bastante tempo livre para relaxar. Até porque é impossível relaxar se tem algo para fazer daqui a cinco minutos. É necessário que você dedique, no mínimo, uma hora livre, para se entregar, sem preocupação alguma. Caso tenha um compromisso depois, peça para alguém lhe chamar um pouco antes ou coloque um despertador.

Vamos aos passos:

1 – De olhos fechados, será mais fácil de concentrar.

2 – Pressione o dorso da língua sobre o teto da boca, no palato. Isso estimula fibras que aumentam a capacidade de relaxamento e concentração. Basta fazer, no céu da boca, uma pressão suave e contínua com a língua.

3 – Respire pausadamente, usando o diafragma – todas as escolas de meditação relacionam o uso da respiração diafragmática como instrumento de aumentar a capacidade meditativa. Para respirar com o diafragama, deite e coloque as mãos sobre a barriga. No momento de inspirar, projete a barriga para fora, estufando, e, na hora de soltar o ar, coloque a barriga para dentro. Tente algumas vezes antes do momento da meditação, para ganhar coordenação nesse tipo de respiração.

4 – Escolha uma frase curta (duas ou três palavras), com algo que é importante para você, e repita lentamente para si mesmo, sempre enquanto respira. Concentre-se unicamente nos sons da frase e procure tirar todos os outros pensamentos da cabeça. No início, você terá dificuldade, mas, conforme treinar, você conseguirá ficar cada vez mais mergulhado nos sons e na respiração. Aí, você já estará em transe meditativo.

5 - Medite pelo menos duas vezes por semana. No início, parecerá que você não meditou, mas você já estará fazendo pequenos períodos de transe meditativo e isso vai ajudar o seu cérebro, melhorando seu sono e reduzindo a ansiedade.

Essa é uma primeira forma para você meditar. Dedique-se a esse importante momento para você! Perceba com o passar do tempo as melhorias no seu corpo e mente.

 

Alex Botsaris é médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, autor de livros como: “O Complexo de Atlas”, “Sem Anestesia” e “Fórmulas Mágicas“ e “O Prazer de Se Cuidar” . Acaba de lançar “Medicina Ecológica”. Consultor da Pierre Alexander Cosméticos.