minipix pixfolio

28.06.2012

Dez motivos para beber chá

Se você gostaria de ter mais motivos para beber chá, além do sabor. Ofereço dez motivos para que você comece hoje mesmo a se esbaldar com essa bebida hidratante e rica em flavonóides e muito mais!

1. Beber chá hidrata e aumenta o aporte de líquidos no organismo, o que é fundamental para as funções do rim. De forma geral, beber três xícaras de chá ao dia repõe cerca de 1.000 ml de água, metade das necessidades diárias.

2. Chá é rico em flavonóides, substâncias com atividade antioxidante, que protegem contra os radicais livres. Vários estudos demonstram que o uso regular de chá verde reduz a incidência de câncer, por sua ação antioxidante.

3. Beber chá regularmente é uma das maneiras de bloquear o envelhecimento. Tanto as propriedades antioxidantes, quanto antiinflamatórias e protetoras do chá verde garantem a capacidade de evitar o envelhecimento natural e o fotoenvelhecimento, conforme já demonstrado em várias pesquisas.

4. Chá é uma bebida digestiva. Ela estimula o estômago e intestino a secretar as enzimas digestivas, que melhoram a qualidade e aumentam a velocidade da digestão.

5. Chá verde pode ajudar a emagrecer. No chá, existe uma pequena quantidade de cafeína e outras xantinas que estimulam o metabolismo das células, e, com isso, queimamos mais calorias. Esse efeito é reforçado por uma atividade lipolítica dos polifenóis do chá verde, que quebram as gorduras.

6. Chá ajuda a termoregulação do organismo. Pode ser tomado quente quando for necessário aquecer o corpo. Gelado irá refrescar.

7. Chá é estimulante. O chá verde, assim como muitas outras bebidas tradicionais no mundo (café, mate, guaraná, cacau) são estimulantes por conter cafeína e outras xantinas que atuam estimulando o metabolismo. Como resultante elas combatem o cansaço, melhoram a disposição física e mental.

8. Chá ajuda a regular o intestino. Beber chá três vezes ao dia aumenta a oferta de líquidos no intestino, o que deixa o bolo fecal mais suave e fácil de ser eliminado. Os polifenóis do chá verde atuam protegendo e mucosa intestinal, contribuindo para um ritmo intestinal normal.

9. Chá ajuda o fígado e eliminar toxinas. Os polifenóis do chá verde, por suas propriedades antioxidantes e protetoras, ajudam a recuperar os sistemas enzimáticos do fígado. Isso, além de proteger o órgão contra substâncias tóxicas, deixa as enzimas com maior capacidade de degradar substâncias tóxicas eventualmente podem ser ingeridas com os alimentos.

10. Chá é um elemento de introspecção e socialização. O ato de beber chá está incorporado em várias culturas de forma ritualizada, como na cerimônia do chá japonesa (cha-no-yu) que tem um papel importante na cortesia social e desenvolvimento pessoal.

Gostou das informações? Coloque em prática! No livro O Prazer de Se Cuidar, sugiro que cada pessoa institua a sua cerimônia do chá, como momento de cuidado pessoal.

 

Alex Botsaris é médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, autor de livros como: “O Complexo de Atlas”, “Sem Anestesia” e “Fórmulas Mágicas“ e “O Prazer de Se Cuidar” . Acaba de lançar “Medicina Ecológica”. Consultor da Pierre Alexander Cosméticos.