minipix pixfolio
Medicina Ecológica

Alex Botsaris, Editora Nova Era, 182 páginas, 2010.

O novo livro do médico Alex Botsaris Medicina Ecológica apresenta um ramo da medicina até então desconhecido do público brasileiro. Em ascensão na Europa e EUA, ela tem o propósito de buscar equilíbrio e harmonia entre a saúde do indivíduo e a preservação da natureza. Trata-se de uma adoção urgente e necessária como uma das soluções possíveis para a questão ambiental. Entre as patologias, que podem ter o ambiente como um fator desencadeante, estão: câncer, ansiedade, depressão, infertilidade, dores na coluna, problemas neurovegetativos e no fígado. A medicina ecológica preconiza que, ao invés de agredir a natureza e o organismo, deve-se lançar mão de técnicas alternativas e de conhecimentos milenares para o cuidado da saúde.

Recomendações:

“ (…) Não é só o princípio da precaução que salta das páginas deste livro. Ele nos leva além do entendimento da medicina e da ecologia, e de como o ambiente e a saúde estão interligados. É uma aula de bom senso num mundo que se deixa levar por novidades revolucionárias que duram três dias e por medicamentos que são baseados em moléculas cada vez mais sofisticadas e perigosas (…). E, acima de tudo, mostra que a modernidade que buscamos não está na transformação, mas na conservação da natureza “, Sônia Bridi, jornalista.

 

Alguns trechos:

“Embora estejamos um pouco atrasados nos debates sobre a medicina ecológica, minha expectativa é que este livro funcione como um estímulo a essas novas ideias” (p. 10, no capítulo Origens da medicina ecológica).

“A demanda por produtos inovadores em nossa sociedade é muito grande, mas ela não pode nem deve sobrepor-se às questões ambientais. Isso significa que qualquer nova proposta deve ser avaliada sob uma ampla perspectiva de alternativas. Nenhum produto ou atividade deve ser introduzido caso haja uma relação de risco/benefício desfavorável” (p. 23, trecho sobre riscos versus necessidade, no capítulo O princípio da precaução).

 

“Equilíbrio é a palavra-chave para ecologia. A saúde de qualquer ecossistema depende de um complexo equilíbrio entre as espécies” (p. 102, no capítulo Os medicamentos no futuro).

“A medicina ecológica é uma abordagem que não discrimina outras correntes da medicina. Todas são válidas, desde que tragam benefício real para a saúde dos pacientes” (p. 157, no capítulo A medicina ecológica e as medicinas complementares).