minipix pixfolio
O Prazer de se Cuidar

Alex Botsaris, editora Casa da Palavra, 96 páginas, 2007.

Ensinar com a sabedoria e a disciplina das culturas milenares. Essa é a proposta de O Prazer de se Cuidar, de Alex Botsaris. A ideia é que cada um assuma o comando do próprio bem-estar e transforme a rotina em um eterno exercício de criatividade. Ao associar autoconhecimento e prazer, o autor aponta o caminho para se conseguir levar uma vida saudável. Ele sugere eficazes e simples métodos terapêuticos de energia, bons fluidos, sono, banho, limpeza, sexo e libido, depuração, meditação, equilíbrio e auto-sustentabilidade.

Alguns trechos:

“Se uma pessoa bebe pouca água, além de dificultar a eliminação de substâncias tóxicas ou indesejáveis, sua urina fica muito concentrada, e algumas dessas substâncias podem precipitar, favorecendo o aparecimento de cálculos renais – popularmente denominados ‘pedras’” (p. 42, sobre limpeza e depuração, no capítulo Água: fonte de vida, saúde e prazer).

“Devemos estar alertas para não confundir ações a favor da auto-estima e do amor próprio com uma conduta narcísica, doentia. O cuidado pessoal pode até começar com um olhar mais generoso dirigido a si mesmo e a consequente valorização da aparência. Não há nada de errado em investir na auto-imagem, valorizando-a” (p. 62, no capítulo Equilíbrio e auto-estima).

“Pessoas que tem a vida sexual saudável e satisfatória costumam ter auto-estima elevada, se acham mais bonitos e atraentes, e possuem um humor bem melhor do que aquelas cuja vida sexual é insatisfatória ou inexistente. Por isso, o sexo é tão importante como fator de motivação para o cuidado pessoal” (p. 75, em Na cama: sono e sexo).