minipix pixfolio
Fórmulas Mágicas

 
Dr. Alex Botsaris, Editora Nova Era, 784 páginas, 2006, 4ª ed. revista

Fórmulas Mágicas é a edição revista e ampliada do livro As Fórmulas Mágicas das Plantas. Ao longo de mais de dez anos, o Dr. Alex Botsaris pesquisou e catalogou as diferentes ervas chinesas e brasileiras. A partir do modelo de fórmulas chinesas largamente usadas e comprovadas há mais de dois mil anos, o autor apresenta os fundamentos da fitoterapia em uma linguagem acessível destinada não apenas aos especialistas, mas também aos simpatizantes e usuários das terapias naturais.

Um dos hábitos mais antigos e universais da espécie humana é o uso de plantas medicinais. Em Fórmulas Mágicas, são apresentadas as propriedades energéticas das plantas, como obtê-las, cultivá-las e como preparar os diversos fitoterápicos: pós, xaropes, sucos, banhos, compressas, unguentos e emplastros. É explicado como tratar dezenas de doenças simples, como ansiedade, resfriados, cólicas menstruais, dores de cabeça, diarreia, febre, insônia, obesidade. O poder de cura da natureza ao alcance do leitor.

Recomendações:

“Fórmulas Mágicas é fruto de pelo menos dez anos de pesquisas feitas pelo Dr. Alex Botsaris, que foi meu professor de acupuntura no final dos anos 1980. Naquela época, ele já tratava com o auxílio das ervas chinesas que estudava em literatura estrangeira e em suas várias visitas à China. O material bibliográfico era muitas vezes de difícil compreensão, com o nome chinês da planta e não o nome científico ocidental. Foi um trabalho lento e perseverante que resultou neste livro bonito, sério, de qualidade incontestável no mundo científico”, João Curvo, médico e nutrólogo.

“(…) Aqui estão raízes, folhas, flores que o Universo colocou à nossa disposição. Seus nomes, propriedades e funções. É preciso perceber que em muitos casos a cura de doenças simples mora ao lado. Ciência e natureza juntas a serviço do bem-estar e da qualidade de vida. Fórmulas Mágicas ensina e deslumbra, ao nos fazer perceber a riqueza do mundo em que vivemos”, Leilane Neubarth, jornalista.

Alguns trechos:

“O uso de plantas medicinais é um dos aspectos mais antigos e universais dos hábitos da espécie humana. Ele está presente em todas as culturas que foram estudadas, além de se perder na história. (…) Todos esses conhecimentos, que eu considero altamente sofisticados e eficientes, podem ser empregados para lidar com problemas simples do dia a dia, mas estão também disponíveis para o médico que deseje se diferenciar e monitorar os resultados de suas abordagens terapêuticas” (p. 17, na Introdução).

“Na visão chinesa, a queimadura é sempre uma doença pelo “calor”. (…) Assim, a essência do tratamento é com plantas refrescantes. O tratamento é feito de acordo com a gravidade da queimadura, e visa retirar o calor e reconstruir os tecidos lesados” (p. 207, Parte Dois: Tratamento de 40 doenças simples).

“Como tônico geral, para fadiga, falta de ar e depressões leves. Como tônico e antidiarréico, para diarréias crônicas com fezes pastosas. Como sedativo leve e antiestresse, para fadiga mental e estafa. Como anti-radicais livres e adaptogênico, para prevenir o envelhecimento” (p. 473, sobre indicações para o Ginseng, na Parte Três: Monografia sobre as plantas citadas nas fórmulas).