minipix pixfolio
As Plantas e os Planetas

Ana Bandeira de Carvalho e dr. Alex Botsaris, Editora Nova Era, 430 páginas, 2000.

De acordo com a astrologia médica, as qualidades curativas das ervas estão relacionadas aos planetas e aos signos. Chegou-se a essa conclusão após a análise das estações do ano em que as ervas nascem e após a associação das propriedades curativas às partes do corpo regidas por determinados planetas. Saturno, por exemplo, representa os ossos. As plantas que curam a osteoporose – erva-de-passarinho, açafrão e salgueiro-branco – são regidas por Saturno, que também é regente do signo de Capricórnio. Isso justifica o fato de pessoas nascidas sob este signo manifestarem tendências a enfermidades nos ossos.

São associações como esta que são levantadas em “As Plantas e os Planetas”. Como a astrologia não possui um sistema próprio de explicação da fisiologia corporal, o livro segue os conhecimentos da Escola de Medicina Tradicional Chinesa, por adotar um sistema bem organizado e estabelecer uma relação do homem e seus desequilíbrios com o macrocosmos. Entre os pontos fortes da obra, estão a indicação de tratamentos fitoterápicos para cada caso e o glossário de plantas medicinais. O astrólogo precisa desempenhar o seu papel de interpretar cuidadosamente o mapa natal e o histórico das doenças familiares do paciente e, a partir disso, mostrar tendências e métodos preventivos.

Faça o download aqui: PDF / ZIP

Alguns trechos:

“É um signo ligado à eletricidade. Por isso, o aquariano tende ao espasmo, ao choque e a explodir de forma repentina quando não aguenta mais. Aparenta uma calma que não possui e pode facilmente ficar com o sistema nervoso afetado. O aquariano costuma não ter noção clara do tempo e por estar além ou fora do seu tempo, pode ser tomado por excêntrico ou bizarro” (p. 74, sobre Aquário, na parte Os doze signos do zodíaco).

“Erva-de-passarinho (Viscum rubrum), Salgueiro-branco (Salix Alba), Açafrão (Curcuma longa), Bardana (Arctium lappa), Folha de nogueira (Juglans regia), Alcaçuz (Glycyrrhiza glabra), Poria (Poria cocos), Ipê (Tabebuia sp)” (p. 98, ervas indicadas para Lua em Capricórnio, na parte Os planetas).

“Indica saúde fraca e vitalidade baixa. Dificuldades de saúde na infância. Problemas alimentares poderão surgir durante a vida e uma dieta saudável é necessidade constante. No mapa de uma mulher, poderá indicar dificuldades durante a gravidez, principalmente se houver, também, um aspecto dissonante com Saturno” (p. 209, em Os aspectos entre os planetas pessoais).

“O excesso de Yang se caracteriza pelas doenças do fogo e do vento. São doenças do coração como infarto, pressão alta, ou até problemas mentais. O pulmão pode ser afetado por problemas súbitos como embolia pulmonar ou pneumotórax” (p. 283, em Distribuição e combinação dos quatro elementos, na parte A interpretação da saúde).